Avançar para o conteúdo principal

A Menina do Mar | 5º D

Trabalho realizado na aula de Ciências, com a professora Nélia Guerra

Vamos perceber todo o processo:

1. Observação das estruturas externas do polvo em especial a protecção mucosa, a consistência e as ventosas


2. Foi-lhes dito que quando ouvirem a história da Menina e do Mar em Estudo Acompanhado deveriam ter especial atenção à personagem do polvo




3. Observação das estruturas externas do peixe


4. Dissecação do peixe para observação das suas estruturas internas; em especial as guelras ou branquias e a bexiga natatória




5. Pesquisa de informação em livros e na Internet para preenchimento do Bilhete de Identidade do Polvo e do Peixe ( Carapau)


 
No BI dos animais os alunos preencheram:
Nome comum; nome científico; Habitat/ambiente; e
Fizeram a descrição do animal quanto à forma; tipo de revestimento; locomoção; reprodução; parada nupcial e regime alimentar.

Comentários

  1. Parabéns pelas vossas actividades! Aprenderam muito, certo?
    Rosário, equipa Ciência Viva.

    ResponderEliminar
  2. De certeza que ficaram a conhecer esses animais muito bem. A partir de agora passam a olhar para eles com um ar mais sábio, certo?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada . Entretanto enviaremos a tarefa 1 que foi sugerida por vós (já está finalizada). Foi realizada com a colaboração dos professores de Estudo Acompanhado.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado.Gostámos muito das actividades, em especial a do polvo.
    Na verdade ficámos a saber um pouco mais sobre o polvo e o carapau.
    Hoje acábamos de elaborar um frasco com coisas sobre a história da Menina do mar.
    Os alunos do 5º D (2º turno).Agradecemos à Ciência Viva

    ResponderEliminar
  5. há estrelas do mar, que libertam óvulos para a água no início do Verão. Outras, as que não têm células reprodutoras pelágicas, deixam os óvulos sobre o substrato, desde que o tempo começa a aquecer e mesmo até Novembro.
    raquel gaspar

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Brevemente

Olá, Brevemente, neste espaço, ficarás a conhecer todas as novidades e acontecimentos da biblioteca e da tua Escola. Adiciona nos teus favoritos para acompanhares de perto. Fica atento. :)

caixinhas elaboradas na BE

Eis uma das atividades lúdicas que os alunos têm feito na biblioteca para ocupar os seus tempos livres. Digam lá se não estão originais!

junho - mês do viajante

Junho 2014 - destaques -  Está patente na biblioteca escolar uma exposição dedicada à Cultura Portuguesa. - Segue na BE a PulseiroMania, como treino da motricidade fina e  forma de assinalar o Dia da Criança. - Serão em breve divulgados e premiados os melhores leitores de 2013/2014, um por período.  - A equipa aLer+ dinamiza no dia 3 de Junho uma sessão dedicada aos alunos e professoras da  Educação Especial. - Durante o mês de Junho são quatro os relatórios sob preenchimento: a) Base de dados RBE; b) Avaliação do Plano de Melhoria da BE; c) Candidatura de mérito: fase II; d) Relatório Intermédio do Projeto Comenius - Slodic.