Avançar para o conteúdo principal

A Menina do Mar | 5º D

Trabalho realizado na aula de Ciências, com a professora Nélia Guerra

Vamos perceber todo o processo:

1. Observação das estruturas externas do polvo em especial a protecção mucosa, a consistência e as ventosas


2. Foi-lhes dito que quando ouvirem a história da Menina e do Mar em Estudo Acompanhado deveriam ter especial atenção à personagem do polvo




3. Observação das estruturas externas do peixe


4. Dissecação do peixe para observação das suas estruturas internas; em especial as guelras ou branquias e a bexiga natatória




5. Pesquisa de informação em livros e na Internet para preenchimento do Bilhete de Identidade do Polvo e do Peixe ( Carapau)


 
No BI dos animais os alunos preencheram:
Nome comum; nome científico; Habitat/ambiente; e
Fizeram a descrição do animal quanto à forma; tipo de revestimento; locomoção; reprodução; parada nupcial e regime alimentar.

Comentários

  1. Parabéns pelas vossas actividades! Aprenderam muito, certo?
    Rosário, equipa Ciência Viva.

    ResponderEliminar
  2. De certeza que ficaram a conhecer esses animais muito bem. A partir de agora passam a olhar para eles com um ar mais sábio, certo?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada . Entretanto enviaremos a tarefa 1 que foi sugerida por vós (já está finalizada). Foi realizada com a colaboração dos professores de Estudo Acompanhado.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado.Gostámos muito das actividades, em especial a do polvo.
    Na verdade ficámos a saber um pouco mais sobre o polvo e o carapau.
    Hoje acábamos de elaborar um frasco com coisas sobre a história da Menina do mar.
    Os alunos do 5º D (2º turno).Agradecemos à Ciência Viva

    ResponderEliminar
  5. há estrelas do mar, que libertam óvulos para a água no início do Verão. Outras, as que não têm células reprodutoras pelágicas, deixam os óvulos sobre o substrato, desde que o tempo começa a aquecer e mesmo até Novembro.
    raquel gaspar

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Horário de atendimento e serviços prestados

#bibliotecasemprecontigo A BIBLIOTECA PRESTA APOIO: - no desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media; - na utilização de recursos e ferramentas digitais; - na pesquisa de informação e na seleção de recursos; - na realização de atividades livres em articulação com os docentes e famílias; - através da disponibilização de recursos/ferramentas de apoio às atividades letivas.

Atividade 5 - Ler os títulos dos livros da esquerda para a direita...

... tal como foram organizados por um(a) bibliotecário/a... simplesmente brilhante!