Avançar para o conteúdo principal

Nátia ...sempre


Editorial do Boletim Trimestral

Da Alemanha chegam estas palavras da Nátia,[1] que a equipa agradece e de quem tem muitas saudades.
“Multicultural…  assim se pode divagar sobre o que se sabe, aprende, experimenta, num país como este em que estou  a viver, a aprender a conviver, a  aplicar tudo o que aprendi na escola, na rua, com os outros.
Acaba por ser “mestiçagem”, o aparecimento de novos “povos”?
Brancos,  negros, verdes, azuis, castanhos, amarelos, rosa, são  os cabelos das pessoas que se cruzam comigo na rua e sorriem (….) passam a vida a  fazer  um costume que se perdeu na maioria das aldeias, a cumprimentarem-se, a serem cordiais. 90% respeita as regras de trânsito, quase não se ouve apitar, passar com o semáforo vermelho nem pensar, com o amarelo já não se atrevem; até que surge o português, o espanhol, e o distraído que não  pára, não espera o sinal verde para peões, quando todos o fazem mesmo sem carros na rua. Viver na multiculturalidade é aprender com os outros, imitar, respeitar as religiões, hábitos, costumes, ensinar o que temos de melhor, divulgar o nosso país com o nosso exemplo...
Fazer a exposição das religiões na biblioteca da EBI de Colmeias deve ter sido um dos trabalhos que mais me ensinou e agora agradeço, pois evito erros crassos da boa convivência, uma vez que lido a toda a hora com pessoas, na escola, no trabalho, na rua, de todas as religiões e mais algumas que nem imaginava existirem.
Aprendo e respeito, aplico o que aprendi e reflito nas mudanças que um país como a Alemanha está a viver. E como cresço a cada dia que passa… É bom não deixar de aprender… é bom aprender outra língua, por si tão diferente da nossa mas também com algumas semelhanças, não fossem elas originárias da mesma língua-mãe…
Estudem e respeitem quem vos está a dar o melhor que pode e tem…”
Nátia
Mainz, novembro de 2012



[1] A Natividade Lebreiro, para quem não sabe mais conhecida por Nátia, pertenceu à equipa da biblioteca durante largos anos, até 2011/2012. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Horário de atendimento e serviços prestados

#bibliotecasemprecontigo A BIBLIOTECA PRESTA APOIO: - no desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media; - na utilização de recursos e ferramentas digitais; - na pesquisa de informação e na seleção de recursos; - na realização de atividades livres em articulação com os docentes e famílias; - através da disponibilização de recursos/ferramentas de apoio às atividades letivas.

Atividade 5 - Ler os títulos dos livros da esquerda para a direita...

... tal como foram organizados por um(a) bibliotecário/a... simplesmente brilhante!