Avançar para o conteúdo principal

Nátia ...sempre


Editorial do Boletim Trimestral

Da Alemanha chegam estas palavras da Nátia,[1] que a equipa agradece e de quem tem muitas saudades.
“Multicultural…  assim se pode divagar sobre o que se sabe, aprende, experimenta, num país como este em que estou  a viver, a aprender a conviver, a  aplicar tudo o que aprendi na escola, na rua, com os outros.
Acaba por ser “mestiçagem”, o aparecimento de novos “povos”?
Brancos,  negros, verdes, azuis, castanhos, amarelos, rosa, são  os cabelos das pessoas que se cruzam comigo na rua e sorriem (….) passam a vida a  fazer  um costume que se perdeu na maioria das aldeias, a cumprimentarem-se, a serem cordiais. 90% respeita as regras de trânsito, quase não se ouve apitar, passar com o semáforo vermelho nem pensar, com o amarelo já não se atrevem; até que surge o português, o espanhol, e o distraído que não  pára, não espera o sinal verde para peões, quando todos o fazem mesmo sem carros na rua. Viver na multiculturalidade é aprender com os outros, imitar, respeitar as religiões, hábitos, costumes, ensinar o que temos de melhor, divulgar o nosso país com o nosso exemplo...
Fazer a exposição das religiões na biblioteca da EBI de Colmeias deve ter sido um dos trabalhos que mais me ensinou e agora agradeço, pois evito erros crassos da boa convivência, uma vez que lido a toda a hora com pessoas, na escola, no trabalho, na rua, de todas as religiões e mais algumas que nem imaginava existirem.
Aprendo e respeito, aplico o que aprendi e reflito nas mudanças que um país como a Alemanha está a viver. E como cresço a cada dia que passa… É bom não deixar de aprender… é bom aprender outra língua, por si tão diferente da nossa mas também com algumas semelhanças, não fossem elas originárias da mesma língua-mãe…
Estudem e respeitem quem vos está a dar o melhor que pode e tem…”
Nátia
Mainz, novembro de 2012



[1] A Natividade Lebreiro, para quem não sabe mais conhecida por Nátia, pertenceu à equipa da biblioteca durante largos anos, até 2011/2012. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

caixinhas elaboradas na BE

Eis uma das atividades lúdicas que os alunos têm feito na biblioteca para ocupar os seus tempos livres. Digam lá se não estão originais!

MAIO - MÊS DA GEOGRAFIA