Avançar para o conteúdo principal

Semana da Leitura

Era uma vez um agrupamento...
e nesse agrupamento parou-se para ler em simultâneo em 10 jardins-de-infância, 15 escolas 1º ciclo e uma escola-sede INTEGRALMENTE numa Quarta, das 11:00 às 11:15.
Não houve telefones, nem serviços de secretaria, nem fotocópias, nem matéria, nem saltos em Educação Física, pois todos, mesmo a Direcção e as cozinheiras do refeitório estiveram a ler por prazer. Até um convidado da Cruz Vermelha, que veio falar para alunos de 9º ano sobre Droga, interrompeu a palestra e, juntamente com 60 alunos, parou para ler.
Deu algum trabalho a algumas pessoas sensibilizarem toda a gente, bem como os colegas de todas as escolas do agrupamento mas foram esses todos que fizeram o momento e acarinharam a actividade em prol das leituras, dos livros, duma pausa no dia a dia... que não é perda de tempo mas investimento.
O desafio foi lançado ao concelho e as escolas com bibliotecas integradas na RBE aceitaram o desafio e muitas conseguiram efectivar na prática a actividade, dizem os ventos que correm.Na escola-sede deste agrupamento de abelhinhas......
Como se tratava de uma leitura por prazer, cada um levou algo para ler que fosse significativo para si e foi muito interessante saber que houve miúdos deitados a ler nos colchões do ginásio (a meio de uma aula de Educação Fisica) ou as funcionárias da secretaria concentradas nas suas revistas. Aos alunos mais esquecidos foi previamente distribuída a revista Visão, que tem sempre algo de interessante para descobrir.
Duas pessoas foram excepção à regra, pois fotografaram os vários espaços da escola nesses 15 minutos, em que as portas das salas foram abertas e a música clássica ecoava. Duas funcionárias foram encontradas juntas à beira de uma mesa a ler uma oração, o que prova que cada um pode ler o que entender, desde que leia.
No caso do ensino especial, a leitura também surgiu, aqui colectivamente e puxando pelos afectos. O mesmo no pré-escolar e nalguns casos no 1º ciclo, alguns foram para o exterior ler à luz do sol.
Será que a actividade tocou o coração dos envolvidos e fortaleceu os laços entre as escolas daquele agrupamento, em que todos faziam o mesmo - LER - à mesma hora???
Isso a história não conta, pois, na verdade, a história não acaba aqui.(...)
Cláudia Mota

Comentários

  1. Achei fabulosa a reportagem que apresenta e mostra bem o sucesso da iniciativa. No Agrupamento de Escolas de Valadares tenho feito periodicamente uma actividade similar a que chamei o "Toca a Ler" e que já teve as formas "Toca a ler com música" e "Toca a ouvir poesia". São marcos importantes na nossa luta por fazer descobrir o prazer da leitura, que dão frutos e água mole em pedra dura...
    Abraços bibliotecários da
    Mª Antónia Meireles

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

caixinhas elaboradas na BE

Eis uma das atividades lúdicas que os alunos têm feito na biblioteca para ocupar os seus tempos livres. Digam lá se não estão originais!

MAIO - MÊS DA GEOGRAFIA